Com o passar do tempo estalar os dedos faz mal, pois este hábito, pode causar problemas como lesões na cápsula que forma a articulação, perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos. Além disso, estalar os dedos também pode engrossar as juntas e aumenta o risco de artrite.
A artrite é uma inflamação nas articulações que gera sintomas como dor, inchaço e dificuldade de movimentar a articulação afetada, e pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. Veja como saber se tem essa inflamação no artigo: ARTRITE
.
Porque estalar os dedos faz mal?
Estas alterações podem acontecer porque ao estalar os dedos a articulação é estirada e os gases presentes no líquido sinovial são liberados e isso, quando acontece frequentemente, pode desgastar as juntas.
O estalo dos dedos acontece porque existem gases que estão misturados ao líquido que lubrifica a articulação e estes, ao sofrerem pressão durante o estalo, são liberados, causando o ruído do estalo. É por isso que só se consegue estalar os dedos novamente após cerca de 20 minutos, pois este é o tempo que o gás leva para se diluir outra vez no líquido da articulação.
Como parar de estalar os dedos
Para vencer o hábito de estalar os dedos pode-se conscientizar das consequências que este mal hábito pode trazer. Pedir a um amigo ou familiar que chame sua atenção sempre que estalar os dedos pode ajudar a controlar a situação.
Quem fica estalando os dedos ou outras articulações, como as costas e o pescoço, em busca de alívio ou porque sente a articulação está "presa", deve procurar um fisioterapeuta ou um osteopata para que ele faça uma avaliação e veja as necessidades do indivíduo. A articulação pode estar sendo sobrecarregada devido a músculos muito tensos e isso pode ser tratado.
Quem tem o hábito de ficar estalando os dedos frequentemente, deve vencer este hábito, controlando a ansiedade. Tomar um chá calmante como o de camomila ou o suco de maracujá feito com a polpa da fruta pode ajudar a ficar mais calmo. No entanto, em caso de ansiedade generalizada é aconselhado buscar ajuda médica.